Apresentação

“As fronteiras da minha linguagem são
as fronteiras do meu universo.”

(Ludwig Wittgenstein)

Assista ao VIVO: http://www.aovivo.faed.udesc.br/

 

Em comemoração aos 49 anos do Centro de Ciências Humanas e da Educação (FAED) da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), o Grupo de Estudos e Pesquisas PROLINGUAGEM, inspirado no papel das diferentes manifestações da linguagem com relação à constituição do sujeito, tem o prazer de apresentar a II Jornada de Linguagem da FAED.

Segundo Bakhtin, cada sujeito se constitui na relação com o outro e a construção de sua identidade, como pessoa humana, resulta dessa interação – auditório social compartilhado. A linguagem, nessa perspectiva, é o lócus da produção de discursos e constituição de sujeitos.  Por partilharmos de tal ideia, desejamos que esse evento se traduza em uma oportunidade de interagir e de rever os pressupostos teórico-metodológicos da educação básica quanto aos aspectos linguísticos envolvidos na escola.

Propomos, então, reflexões acerca das múltiplas linguagens – oral, escrita, plástica, teatral, sonoro-musical, tecnológica entre outras, dando atenção especial às práticas de alfabetização e letramento. Pretendemos, enfim, criar com os professores possibilidades de “novas descobertas” no campo do ensino da linguagem.