Resumos

 

 

Conferência de Abertura:Alfabetização: da palavra sonora à palavra visível - Voltar para programação
Profª Drª Emérita Magda Soares (UFMG)

Ementa: Os conceitos de alfabetização e de letramento; o desenvolvimento e a aprendizagem do sistema alfabético de escrita: as relações entre as etapas de conscientização da escrita, a consciência fonológica e fonêmica, a aprendizagem das letras. O texto como centro da aprendizagem inicial da escrita.

 

Minicurso: A palavra poética na infância - Voltar para programação
Profª Drª Eliane Debus (CED/UFSC)

Ementa: O minicurso visa sensibilizar os participantes a refletir e introduzir, em sua prática pedagógica, o exercício com a palavra poética, seja ela de origem oral ou escrita.

 

Minicurso: Estimulação e desenvolvimento da linguagem de 0 a 6 anos- Voltar para programação
Maeve Moura (CED/UFSC)

Ementa: Identificar a importância da linguagem no desenvolvimento infantil. Relacionar os mecanismos percorridos desde a aquisição dos primeiros sinais linguísticos até a maturidade do processo cognitivo. Compreender que seu desenvolvimento depende da estimulação oferecida, de adaptações cotidianas e de processos emocionais.

 

Minicurso: Processamento da leitura - Voltar para programação
Profª Drª Laïs de Toledo Krucken Pereira (PROLINGUAGEM)

Ementa: Como lemos? O que acontece em nosso cérebro enquanto lemos? O que acontece no cérebro durante a aprendizagem da leitura? Como facilitar a aprendizagem da leitura? O minicurso focaliza o processamento cerebral durante a leitura a partir dos conhecimentos recentes da neurociência, buscando a compreensão e reflexão sobre essas e outras questões.

 

Minicurso: Usos do laptop no cotidiano escolar - Voltar para programação
Profª Drª Geovana M. Lunardi Mendes (PPGE/UDESC)

Ementa: A incorporação de tecnologias na educação básica é uma demanda presente nas políticas públicas educacionais. A integração entre os aplicativos de texto colaborativo, mundos virtuais 3D e rádios on-line com as atividades de sala de aula é uma das propostas do projeto de pesquisa Aulas Conectadas. Com esse minicurso, pretende-se discutir e demonstrar possibilidades do uso pedagógico de aplicativos colaborativos nas séries iniciais do ensino fundamental, bem como, a integração entre os aplicativos de texto colaborativo, mundos virtuais 3D e rádios online.

 

Minicurso: Vazios da/na aprendizagem da escrita - Voltar para programação
Profª Me. Sonilda Sampaio Santos Pereira (PROLINGUAGEM/UESB)

Ementa: Focaremos alguns dos vazios observados nos processos de ensino e de aprendizagem do sistema de escrita alfabética, os quais se referem às faltas: de oportunização da leitura “palavramundo”, da fascinação do lugar preciso em que o conhecido se torna desconhecido, da reflexão sobre a leitura que resulta no texto-leitura e do resgate da capacidade leitora que constrói a cidadania.

 

Minicurso: O professor contador de histórias - Voltar para programação
Prof. Me. Sérgio Bello (PROLINGUAGEM)

Ementa: Um olhar para a natureza da linguagem verbal e como suas modalidades (oral e escrita) se articulam, com suas complementaridades e especificidades - uma abordagem teórica que nos leva à prática da narração de histórias como proposta de intervenção complementar nos projetos de formação do leitor.

 

Minicurso: Linguagem teatral e leitura- Voltar para programação
Prof. Dr. Vicente Concílio (CEART/UDESC)

Ementa: O minicurso pretende, através de jogos dramáticos, brincadeiras tradicionais e jogos teatrais, explorar o território da apropriação e da criação expressiva a partir de textos não teatrais, aliando processos lúdicos e expressivos.

 

Mesa redonda: 50 anos de alfabetização na FAED: caminhos e perspectivas
Profª Drª. Dalva Godoy e Prof. Dr. Lourival José Martins Filho (FAED/UDESC)

Ementa: Nos últimos 50 anos, a FAED, uma das primeiras Faculdades de Educação do Brasil, esteve presente no cenário da Educação ao discutir, produzir e mediar conhecimentos na área de alfabetização. Esta mesa objetiva desenhar um panorama dos caminhos teórico-metodológicos desse período e a contribuição da FAED/UDESC para avançar nas discussões em relação às perspectivas que se apresentam frente ao conhecimento e ações do/no tempo atual.

 

Conferência: Aprender a ler - sistema Scliar de alfabetização - Voltar para programação
Profª Drª. Emérita Leonor Scliar-Cabral (UFSC/CNPq)

Ementa: As recentes descobertas científicas indicam os melhores métodos para a alfabetização e para o desenvolvimento das competências em leitura e escrita, pois os neurônios humanos são dotados de plasticidade para a aprendizagem de novos reconhecimentos. O Sistema Scliar de Alfabetização aplica tais descobertas, principalmente como ajudar os neurônios a não espelhar as letras, por exemplo d/b, p/q.

 

Conferência: Formação on-line para professores - Voltar para programação
Profª Drª. Ângela Pinheiro (UFSC/CNPq)

Ementa: Nessa conferência, apresentaremos um programa de formação on-line para professores sobre o que é dislexia, como identificar essa condição e como ensinar crianças disléxicas. Esse recurso de formação continuada de professores atende aos seguintes objetivos: (1) disponibilizar material pedagógico de qualidade, sem custo e de fácil acesso para todos que estejam empenhados no processo de alfabetizar para o letramento e em prevenir o fracasso escolar de crianças com desenvolvimento típico e atípico; (2) informar e capacitar pais e educadores sobre a prevenção das dificuldades de leitura; (3) reeducar crianças com dificuldades gerais e específicas de leitura e, ao mesmo tempo, oferecer apoio e orientação a seus professores e familiares para que essas crianças possam desenvolver seus talentos e se integrarem na escola e na sociedade, e (4) encaminhar a criança a especialistas, toda vez que houver suspeitas de transtorno na aprendizagem da leitura, para o competente diagnóstico. No presente trabalho apresentaremos o site dislexiabrasil e os seus recursos.

 

Minicurso: A arte de falar em público - Voltar para programação
Profª Me. Teresinha Bunn Besen (PROLINGUAGEM/UDESC)

Ementa: Oratória nos dias de hoje; habilidades do orador; gestos e postura; a  linguagem; o público; o medo; o que evitar em público; os recursos e as técnicas de apresentação. Ressalta-se que os temas tratados serão relacionados ao trabalho do  professor em  sala de aula e o minicurso será organizado em forma de oficina.

 

Minicurso: Rádio na escola - Voltar para programação
Profª Ana Karina Corrêa e Valdeci Reis (UFSC/UDESC)

Ementa: Com o objetivo de abordar a competência linguística, a “Rádio na Escola” é benéfica também para trabalhar o tratamento da expressão oral. Com a rádio, abrimos uma janela ao mundo com o qual interagimos. E isto não é somente pelos conteúdos que os programas trabalham, mas também devido ao fato de que, ao se tratar de um meio de comunicação, a maneira pela qual as coisas são ditas é tão importante como as próprias coisas ditas.

 

Minicurso:Sistema Scliar de alfabetização - Voltar para programação
Profª Drª. Emérita Leonor Scliar-Cabral (UFSC/CNPq)

Ementa: O curso tem por alvo fazer com que: se obtenham melhores resultados com os alunos, para que se sintam mais confiantes, desenvolvendo o gosto pela leitura e pela escrita; os professores entendam melhor as dificuldades de seus alunos e saibam como contorná-las e tenham a sua disposição um material de qualidade, embasado nas mais recentes teorias e pesquisas sobre leitura, sabendo para o que serve cada exercício e como deve ser aplicado.

 

Conferência de encerramento:Língua escrita e os desafios de ser professor - Voltar para programação
Prof. Dr. João Wanderley Geraldi (Unicamp)

Ementa: Ao contrário das profecias de meados da segunda metade do século passado, as novas tecnologias aumentaram o uso da língua escrita, reconfigurando seus próprios modos de ser porque já não mais responde a uma de suas finalidades fundantes: a interação a distância. Quais as consequências para a escola e para o exercício do aprender e ensinar que podem ser extraídas dessas novas escritas? Enfrentar o desafio da mudança de função da escola talvez seja mais importante do que continuar a imaginá-la como socializadora dos conhecimentos disponíveis, acrescentando-lhe como nova obrigação a mera inclusão digital no novo mundo da escrita.

 

Voltar para página inicial