ACESSE OS ANAIS DA JORNADA DE LINGUAGEM CLICANDO AQUI .


PARA IMPRIMIR OS CERTIFICADOS, CLIQUE AQUI .



APRESENTAÇÃO

“Na relação criadora com a língua não existem palavras sem voz, palavras de ninguém.”

(Mikhail Bakhtin)


O Grupo PROLINGUAGEM do Centro de Ciências Humanas e da Educação da UDESC tem o prazer de apresentar a 4ª edição da Jornada de Linguagem da FAED, que visa contribuir para a formação continuada de professores da educação básica, no tocante ao ensino e à aprendizagem da língua(gem) escrita, oral e audiovisual, assim como ao processo de alfabetização e letramento.

Quem ousaria ignorar a importância da linguagem para o desenvolvimento de crianças, jovens e adultos? Em quaisquer que sejam suas formas de manifestação e representação, quem duvidaria sobre o poder da linguagem para evidenciar a evolução/involução dos seres humanos?

A partir da convicção em torno da linguagem como lócus de produção de discursos e constituição de sujeitos, vem-se apostando na dialogicidade, no encontro, na mediação e na construção conjunta e polifônica de textos e de discursos para o avanço das pesquisas e das práticas escolares. É preciso fortalecer as ações pedagógicas no interior das salas de aula (e fora delas também) para que a escola compreenda que não se trata mais de aprender uma língua para dela se apropriar; trata-se de usá-la e, em seu uso, apreendê-la com vigor, autonomia, arte e rebeldia.

Finalmente, importa destacar que neste evento as palavras têm vozes e vêm promovendo efetivas trocas entre a universidade e a escola, ao tempo em que oportunizam a revisão de pressupostos teóricos e metodológicos dos profissionais da educação, tanto da formação inicial quanto da continuada. A expectativa do Grupo se mantém ao longo das edições: a de fortalecer as possibilidades de ressignificações e (re)descobertas no campo da linguagem e da educação.

Clique aqui e assista ao vídeo do prolinguagem.