Resumo das conferências e minicursos



Conferência: Multiletramentos, dialogismo e autoria na sala de aula
Profª. Drª Roxane Rojo (Unicamp)

Ementa: Na palestra serão discutidos os conceitos de multiletramentos (COPE; KALANTZIS, 2000) e de novos letramentos (LANKSHEAR; KNOBEL, 2007), no que se refere às mudanças em relação aos múltiplos letramentos convencionais da modernidade, isto é, letramentos da letra e do impresso, dando destaque às reconfigurações da autoria (produsuários) e dos mecanismos dialógicos (BAKHTIN, 1988). Além disso, serão retiradas decorrências para o ensino de línguas e de leitura e escrita na escola.

Voltar

Conferência: Linguagem, letramento e infância
Profª Drª Patrícia Corsino(UFRJ)

Ementa: Esta conferência tem como objetivo discutir alguns princípios que fundamentam um trabalho de leitura e escrita na Educação Infantil comprometido com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Parte dos estudos de Walter Benjamin, Mikhail Bakhtin e Lev Vigotski para refletir sobre sujeito, linguagem e letramento e chegar a questões que envolvem as práticas de leitura e escrita na Educação Infantil, a partir de análises de eventos de pesquisas realizadas em creches e pré-escolas.

Voltar

Conferência: Leituras, leitores, professores e escritores
Profª Drª Regina Zilberman (UFRGS)

Ementa: O universo da leitura ampliou-se consideravelmente na primeira década do novo século, já que hoje se dispõe de suportes diversificados e de alternativas variadas de difusão. Os leitores consomem e interpretam não apenas matéria divulgada pela imprensa, mas também textos de circulação digital em meio eletrônico, cenários naturais, a composição da sociedade, as atitudes comportamentais. A alfabetização e o letramento não mais dão conta das possibilidades de exercício da leitura, o que determina tarefas adicionais aos que lidam profissionalmente com as práticas de leitura – professores e escritores, tarefas essas a serem identificadas e examinadas.

Voltar

Conferência: Ciclo de Alfabetização na Idade Certa
Profª Drª Nilcéa Lemos Pelandré (UFSC)

Ementa: Os sentidos do ciclo da alfabetização no Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) e a significação social da leitura e escrita. A alfabetização na perspectiva do letramento. Percursos e desafios do PNAIC.

Voltar

Conferência: Para que serve um professor?
Prof. Dr. José Luiz Fiorin (USP)

Ementa: Depois de discutir a função da linguagem na vida dos seres humanos, esta conferência pretende analisar o papel do professor de Português na formação dos estudantes, bem como os desafios e as perspectivas do ensino de língua na contemporaneidade.

Voltar

Minicurso 1 : As crianças e as diferentes linguagens
Profª Drª Lilane Maria de M. Chagas (UFSC)

Ementa: A criança e as diferentes linguagens. Arte, memória e imaginação. Narração oral e leitura como prática cultural. Dimensões estética, poética, lúdica e pedagógica da narrativa.

Voltar

Minicurso 2: A cultura africana e afro-brasileira na literatura infantil: impactos da Lei 10.639/2003
Profª Drª Eliane Debus (UFSC)

Ementa:Neste minicurso, refletiremos sobre a produção literária para infância disponível no mercado editorial brasileiro, que tematiza a cultura africana e afro-brasileira, procurando verificar o impacto da Lei 10.639/2003 nas publicações.

Voltar

Minicurso 3: Oralidade e retextualização
Profª Drª Roselete Aviz (UDESC/UFSC)

Ementa:As atividades de retextualização como um recurso pedagógico eficiente nos anos iniciais do Ensino Fundamental. O processo de retextualização. As diferentes possibilidades de retextualização. A importância da escuta no trabalho com a retextualização.

Voltar

Minicurso 4: Brincadeiras Musicais na Escola
Profª Me. Gislene Natera (CEART/UDESC)

Ementa: Estratégias conceituais e práticas das brincadeiras musicais na escola. Música como expressão dos modos de ser criança e das culturas da infância. Relação ser humano e música. Criatividade. Busca de redefinições no fazer pedagógico-musical dos professores que atuam com a Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental, no que diz respeito aos saberes e práticas pedagógicas.

Voltar

Minicurso 5: O professor contador de histórias
Prof. Me. Sérgio Bello (PROLINGUAGEM)

Ementa: Um olhar para a natureza da linguagem verbal e como suas modalidades (oral e escrita) se articulam, com suas complementaridades e especificidades. Uma abordagem teórica que nos leva à prática da narração de histórias como proposta de intervenção complementar nos projetos de formação do leitor.

Voltar

Minicurso 6: Teatro e as diferentes linguagens
Prof. Me. Juliano Borba (CEART/UDESC)

Ementa: Drama, narrativa como pré-texto para o teatro e o teatro como caminho para explorar narrativas.

Voltar

Minicurso 7: Linguagem Matemática e Alfabetização
Profa. Drª Rita de Cássia Pacheco Gonçalves (UDESC)

Ementa: O número em situações cotidianas. O processo de construção do conceito de número e seus registros orais e escritos através do sistema indu-arábico. Características do processo de numeralização. Escrituras e leituras na educação matemática.

Voltar

Minicurso 8: Práticas Sociais de Leitura
Profª. Me. Maria Emília Ganzarolli (UDESC)

Ementa: Literatura infantil e juvenil e a formação de leitores. Práticas lúdicas e criativas de leitura e escrita. Exploração do texto literário: poesias, jogos de criar e improvisar, cantigas, brincadeiras, desenhos, dramatização, materiais audiovisuais. Os mediadores de leitura.

Voltar


Minicurso 9: Cartografia Escolar e Alfabetização
PET Geografia - Coord.: Profª Drª Vera Dias (UDESC)

Ementa: Introdução ao mapa, escala, orientação e rosa dos ventos. Perspectiva em prática, atividade utilizando maquete. História da cartografia e evolução dos mapas. Projeção em prática, atividade utilizando laranja. Legenda do mapa e prática corporal. Reflexão sobre o tema do concurso proposto pela Sociedade Brasileira de Cartografia.

Voltar