1ª JORNADA DE LINGUAGEM DA FAED

Com a participação de aproximadamente 400 profissionais da educação e áreas afins, a primeira edição do evento foi realizada em 19, 20 e 21 de maio de 2011, no Campus da UDESC-Itacorubi. O foco das discussões girou em torno da língua portuguesa e sua variação linguística, com foco no ensino da língua oral e escrita no cotidiano escolar. Destaca-se a participação dos dois principais palestrantes: professor Marcos Bagno (UnB), com a conferência de abertura intitulada “Gramática: pra que te quero?”, e professor Sírio Possenti (Unicamp), com a conferência de encerramento nomeada “Leitura na escola: percursos e desafios”, as quais favoreceram intensos debates e reflexões com ressonâncias no interior de cada unidade de educação. Ressaltam-se também as conferências das professoras Susan de Oliveira (UFSC), Nelita Bortolotto (UFSC), Julice Dias (UDESC) e Dalva Godoy (UDESC). A 1ª Jornada de Linguagem teve, ainda, 9 minicursos, os quais foram ministrados pelos seguintes professores: Sergio Carneiro Bello (minicurso: “O professor contador de histórias”); Janete Didoné (minicurso: “A voz do professor”); Maria Emília Ganzarolli Martins (minicurso: “Literatura infantil”); Fonoaudióloga Marta Maria Chiquetto (minicurso:  “Dificuldades de linguagem”); Laïs Krucken Pereira (minicurso: “O brincar e a linguagem”); Maria Lucia Batezat Duarte (minicurso: “Linguagem plástica”); Geysa Spitz Alcoforado de Abreu e Arlene Koglin (minicurso: “Gêneros orais na escola”); Ina Emmel e Renato Miguel Basso (minicurso: “Gramática na prática”); e Viviane Beineke (minicurso: “Educação musical”).

 

2ª JORNADA DE LINGUAGEM DA FAED (Clique aqui para acessar o site)

Realizada em 23, 24 e 25 de maio de 2012, a segunda edição da Jornada de Linguagem teve como objetivo primordial contribuir para o avanço das discussões na área da linguagem, no que diz respeito ao trabalho com o processo de alfabetização e as diferentes linguagens. Também voltado para a formação dos professores que atuam na educação infantil e ensino fundamental, o evento contou com a participação de aproximadamente 600 pessoas – entre professores da educação básica e do ensino superior e estudantes de nível universitário de cursos de Pedagogia, Letras e Fonoaudiologia, além da participação de gestores da educação (supervisores, administradores e orientadores). Destacam-se as participações do professor Luiz Carlos Cagliari (Unesp), na conferência de abertura intitulada “Alfabetização sob o olhar do linguista”, e do professor José Pacheco (Escola da Ponte – Portugal), na conferência de encerramento “Linguagem da/na escola”. Destacam-se ainda as conferências: “Sequência Didática no Ensino de Gêneros Textuais”, com a professora Terezinha Costa-Hübes (UNIOESTE); “Cognição, Linguagem Plástica e Inclusão”, com a professora Maria Lucia Batezat Duarte (UDESC); e a mesa-redonda “Linguagens e Infância” com o professor Lourival José Martins Filho (UDESC) e os professores Sandra Regina Richter (UNISC/RS) e Altino José Martins Filho (Secretaria Municipal de Educação/Florianópolis). A 2ª Jornada de Linguagem teve, ainda, 9 minicursos, os quais foram ministrados pelos seguintes professores: Liliana Fraga dos Santos (minicurso: Jogos para estimulação de consciência fonológica); Viviane Beineke e Gabriela Flor (minicurso: Samba na Escola); Sérgio Bello (minicurso: O professor contador de histórias); Arlene Koglin,  Natália Fortunato e Suzane Madruga  (minicurso: Produção de texto para crianças); Eliane Debus (minicurso: Mediação literária e Infância: reflexões e vivências); Vicente Concílio (minicurso: Linguagem teatral); Jilvania Lima dos Santos Bazzo (minicurso: Alfabetização dos contos de fada); Terezinha Costa-Hübes (minicurso: Gêneros textuais em perspectiva); e Nelito Kamers (minicurso: Linguagens e mídia).

 

3ª JORNADA DE LINGUAGEM DA FAED (Clique aqui para acessar o site)

Com a terceira edição, realizada de 15 a 17 de maio de 2013, objetivou-se principalmente refletir sobre alfabetização e letramento, a fim de ampliar as concepções teórico-práticas relativas ao ensino e à aprendizagem da leitura, da escrita e da oralidade, contribuindo para a promoção da formação continuada dos professores da rede pública de ensino da educação básica, sobretudo na área da linguagem. Também com o apoio da CAPES e foco na formação inicial e continuada dos professores que atuam na educação infantil e ensino fundamental, o evento teve a participação de 1052 pessoas. Contabilizaram-se alguns estados brasileiros, como Ceará, Rio Grande do Sul, São Paulo, Paraná, Bahia e o Distrito Federal, e cerca de 40 municípios do estado de Santa Catarina: Tijucas, Bombinhas, Porto Belo, Itapema, Balneário Camboriú, Blumenau, Timbó, Indaial, Brusque, São João Batista, Canelinha, São José, Laguna, Tubarão, Criciúma, Botuverá, São Bento do Sul, Lages, Palhoça, Paulo Lopes, Nova Trento, Major Gercino, São Miguel do Oeste, Águas Mornas, Biguaçu, Araquari, Rancho Queimado, Correia Pinto, Gaspar, Tubarão, Ilhota entre outros. Esta ampliação e diversificação de público elevou a Jornada à categoria nacional. Como conferencistas, estiveram presentes Magda Soares (UFMG), na abertura dos trabalhos, e João Wanderley Geraldi (Unicamp), na palestra de encerramento. Ainda participaram na qualidade de conferencistas Leonor Scliar-Cabral (UFSC), Ângela Pinheiro (UFMG), Dalva Godoy (UDESC) e Lourival José Martins Filho (UDESC). Além disso, foram oferecidos 10 (dez) minicursos, ministrados pelos seguintes professores: Eliane Debus (CED/UFSC), Maeve Moura (Universidade Tuiuti do Paraná), Laïs de Toledo Krucken Pereira (PROLINGUAGEM), Geovana M. Lunardi Mendes (PPGE/UDESC), Sonilda Sampaio Santos Pereira (UESB), Sérgio Bello (PROLINGUAGEM), Vicente Concílio (CEART/UDESC), Ana Karina Corrêa e Valdeci Reis (UFSC/UDESC), Teresinha Bunn Besen (UDESC) e Leonor Scliar-Cabral (UFSC/CNPq). Registra-se ainda que, nas últimas edições da Jornada de Linguagem da FAED, foram apresentados pelos professores 120 pôsteres, resultados de pesquisas realizadas em salas de aula. A partir desses dados, pode-se afirmar que o evento vem se consolidando num espaço de articulação indissociável entre ensino e pesquisa, tendo como protagonistas os professores da educação básica.

 

4ª JORNADA DE LINGUAGEM DA FAED (Clique aqui para acessar o site)

A quarta edição foi realizada entre 21 e 23 de maio de 2014, tendo como objetivos socializar pesquisas recentes relacionadas ao ensino da linguagem oral, escrita e audiovisual do cotidiano escolar, oferecendo subsidios teóricos e metodológicos para professores e demais profissionais da educação. Contou com a presença de diversos pesquisadores do país, iniciando suas atividades com a conferência da Profª. Drª Roxane Rojo (Unicamp), que falou sobre "multiletramentos, dialogismo e autoria na sala de aula". As professoras Drª Lilane Maria de M. Chagas (UFSC)Drª Eliane Debus (UFSC) e Drª Roselete Aviz (UDESC/UFSC) conduziram os três primeiros minicursos. Após o intervalo, as professoras(es) Me. Gislene Natera (CEART/UDESC), Me. Sérgio Bello (PROLINGUAGEM) e Me. Juliano Borba (CEART/UDESC) conduziram os três minicursos seguintes. As(os) professoras(es) Drª Patrícia Corsino (UFRJ), Drª Nilcéa Lemos Pelandré (UFSC) e Drª Regina Zilberman (UFRGS) proferiram conferências sobre linguagem e alfabetização. Na sequência, as professoras Drª Rita de Cássia Pacheco Gonçalves (UDESC), Me. Maria Emília Ganzarolli (UDESC) e o PET Geografia coordenado pela Profª Drª Vera Dias (UDESC) finalizaram a terceira rodada de minicursos. O evento encerrou com a conferência "Para que serve o professor?" do Prof. Dr. José Luiz Fiorin (USP).