CONFERÊNCIA DE ENCERRAMENTO, às 19h

Concepções de leitura e suas consequências para a alfabetização

Prof. Dr. Ezequiel Theodoro da Silva (Unicamp/ Uniarp)

 

EMENTA

Concepções e modelos de leitura. A leitura enquanto um mosáico interdisciplinar, com múltiplas facetas de investigação. Leitura enquanto produção de sentidos aos textos que circulam em sociedade. Relações possíveis entre o trabalho de alfabetização e o ensino de leitura. Alfabetização como base fundamental para a atribuição de sentidos aos signos escritos. Contextualização da problemática no Brasil e distorções que precisam ser superadas. O objetivo primordial que movimenta a palestra será o de levar os participantes a uma compreensão crítica das relações entre alfabetização e leitura, mostrando os fundamentos de cada qual e as suas relações com o ensino escolarizado, principalmente da esfera didática.

 

QUEM É EZEQUIEL THEODORO DA SILVA

Possui Graduação em Língua e Literatura Inglesa pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1971). Mestrado em Educação - Leitura - pela University of Miami (1973). Doutorado em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1979). Livre Docência em Metodologia de Ensino pela Faculdade de Educação da Universidade de Campinas (Unicamp) (1994). Atua como professor visitante junto ao Grupo de Pesquisa ALLE (Alfabetização, Leitura e Escrita), da Faculdade de Educação, Unicamp. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Pedagogia, Psicologia e Didática, atuando principalmente com os seguintes temas: leitura, formação do professor, biblioteca escolar e leitura na Internet. Atualmente é Coordenador do Mestrado Profissional em Educação Básica da UNIARP - Caçador, SC. No site LEITURA CRÍTICA - www.lecritica.com, veicula as suas produções mais diretamente voltada à educação permanente dos professores.